quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Resultados da Sondagem nº5

Questão colocada: Quais são os ossos usados com mais frequência para determinar a altura de um indivíduo?

As respostas foram:

Úmero, rádio e cúbito 2 votos (9%)

Tíbia, fémur e rótula 14 votos (61%)

Pelve, esterno e costelas 6 votos (26%)

Bigorna, estribo e martelo 1 votos (4%)

Desta vez, a resposta correcta não foi a mais votada. A resposta correcta é Úmero, rádio e cúbito.

Como foi referido no post anterior, há diversas formas de se calcular a altura de um indivíduo através dos restos esqueléticos. Uma delas, através do estudo dos ossos longos (ossos de grande eixo e forma semelhante a paralelepípedos). Mas, que ossos são estes? São exemplos destes ossos o fémur, a tíbia, o úmero, o rádio, etc.

Outra maneira de calcular a altura, também referida no post anterior, é através de uma fórmula que considera as dimensões de três ossos pares (onde é feita uma média entre o tamanho do osso do lado direito e o do esquerdo):úmero, rádio e cúbito. Sendo essa fórmula:


Portanto a resposta correcta seria Úmero, rádio e cúbito, os ossos dos membros superiores.

Todavia, reparamos que 61% dos votantes escolheram a 2º hipótese, esta está incorrecta pois a rótula (osso do joelho) não ajuda a determinar a altura de um indivíduo.


Não deixem de votar na próxima questão!

E muito obrigado por contribuirem para nosso projecto!



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Antropologia Forense- Parte II

Objectivos da Antropologia Forense:

Determinação da identidade do indivíduo:
· Origem dos restos. A determinação da espécie do cadáver constitui um passo fundamental. É o primeiro passo que um deve tomar quando se confronta com qualquer material que se assemelhe a tecido ósseo.
· Características gerais de identificação
Ø A determinação do sexo baseia-se no estudo comparativo das ossadas encontradas com dados de tabelas sobre a morfologia dos ossos. As características morfológicas de certos ossos diferem consoante o do sexo. Os ossos que melhor permitem identificar se a ossada é feminina ou masculina são: o crânio, a pelve e o tórax.
Ø Para se poder obter a idade da ossada, há um conjunto de regras que variam consoante se trata de um feto, de uma criança ou de um adulto. A partir da informação acerca da classe etária que a pessoa pertence, podemos saber a sua idade. As análises feitas são: ao comprimento dos ossos longos e a ossificação de alguns ossos (como as suturas cranianas).
Ø A altura é calculada através da medição do esqueleto (método anatómico), por fórmulas matemáticas ou pelo estudo dos ossos longos.
Ø A determinação da raça é um processo muito complicado e pouco fiável. Porém pode ser caracterizada através do ângulo facial, forma do crânio, Índices cefálicos e índices rádio- umerais. A partir desta análise podemos determinar se o indivíduo é do tipo racial caucásico, mongólico, negróide, indiano, australóide.
· Características individualizantes. o os aspectos específicos que podem caracterizar o indivíduo com base em elementos fornecidos por pessoas conhecidas da vítima. Esta comparação pode ser feita com base em estudos radiográficos, comparação fotográfica (sobreposição de imagem em computador, pesquisando-se a existência de concordância entre as linhas e curvas da face com pontos do esqueleto) ou reconstrução da face (modelagem das partes moles sobre o crânio, ou através de desenhos).


Determinação da data da morte
É um processo extremamente complexo pois muitas vezes os corpos estão num estado muito avançado de decomposição, estando em muitos casos esqueletizados.
A decomposição de um corpo depende de factores como a temperatura do solo e a sua acidez.
-Quando um corpo é deixado à superfície a actividade dos insectos vai ocorrer imediatamente.
-Duas semanas depois, o corpo estará parcialmente decomposto (com algumas cartilagens e articulações)
-Ao fim de oito meses, estará decomposto na sua totalidade.
Se um corpo for queimado leva entre um a dois anos até ficar totalmente decomposto
Se for deixado em solos arenosos podem mumificar ficando então conservado.

Quanto mais tempo sucede desde a morte, mais difícil se torna de determinar o momento da morte.
O número e o tipo de ossos disponíveis na cena do crime podem ajudar a determinar há quanto tempo se deu a morte do indivíduo, por exemplo: ossos pequenos dispersam-se mais facilmente.


Determinação do modo e determinação da causa da morte
O modo e a causa da morte são conceitos diferentes. O modo da morte aborda o tipo de morte do indivíduo podendo ser: homicídio, suicídio, acidental, natural e desconhecida. A causa da morte, refere‐se ao factor que na prática provocou a morte do indivíduo, ou seja, descrições como doença, ferimentos ou lesões.
Em indivíduos que se encontram no estado de esqueleto, a causa da morte só pode ser estudada relativamente a situações que deixem marcas nestas estruturas como as fracturas, ferimentos por armas de fogo ou marcas de intoxicações crónicas pelo arsénio, sendo o raio-X uma técnica muito importante.


Interpretação das circunstâncias da morte
Esta interpretação é bastante difícil, complicada e as suas conclusões são escassas pois estão limitadas à análise da existência, ou não, de sinais de violência e da interpretação da vitalidade de certas lesões

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Antropologia Forense- Parte I

O que é?
É a área científica que estuda as ossadas. Resulta da aplicação de conhecimentos de Antropologia às questões de direito no que diz respeito à identificação de restos cadavéricos (necroidentificação).

Através dos ossos, podemos obter dados sobre o sexo, idade, estatura do falecido e pormenores da vida que a pessoa teve (hábitos alimentares, algumas doenças, lesões, etc.)


Os achados em escavações podem ter diversas origens: cadáveres abandonados numa fase avançada de decomposição, corpos desfigurados resultados de mutilações, ou, cadáveres que possam corresponder a indivíduos vítimas de desastres em massa (acidentes de aviação, naufrágios, catástrofes naturais, etc.).

Todavia, este estudo só fica completo se se conseguirem recolher dados que em termos comparativos possam individualizar a pessoa pois só com os dados relativos ao sexo, idade, proporções corporais é praticamente impossível identificar o cadáver.

“Apesar de todos os humanos adultos terem os mesmos 206 ossos, não existem dois esqueletos iguais”.



Técnicas:
O trabalho de um antropólogo começa no local do crime e estende-se até ao laboratório. Dividindo-se parcialmente em três etapas:

  • 1ºetapa- Arqueologia forense. É feita uma escavação minuciosa do local onde se encontra o corpo.
  • 2ºetapa- Antropologia social. Consiste na recolha de informações em redor da área do crime (entrevistas às pessoas da região, consulta em arquivos municipais, eclesiásticos e militares, etc.)
  • 3ºetapa- Investigação laboratorial. Há uma aplicação de técnicas como a osteologia humana (área que se debruça sobre o estudo dos ossos que compõe o esqueleto), paleopatologia (ramo da ciência que se dedica ao estudo das doenças do passado) e tafonomia (estudo sistemático da evolução de fósseis). Pode ainda ser feita uma reconstrução facial do cadáver e superposição fotográfica.


Em Portugal
Esta área não é muito usada pois não é frequente encontrarem-se ossadas, uma vez que no passado não ocorreram grandes catástrofes, nem se verificam muitos crimes onde os corpos são escondidos ao longo dos anos.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Resultados da Sondagem nº 4

Questão colocada: A que família pertence o primeiro insecto a chegar a um cadáver?

As respostas foram:


Muscidae
3 votos (16%)
Calliphoridae 10 votos (55%)
Darmestidae
5 votos (27%)
Histeridae
0 votos (0%)


Mais uma vez a resposta com mais votos é a resposta certa! De facto, o primeiro insecto que chega aos cadáveres pertence à família Calliphoridae. Dela fazem parte dípteros, particularmente um que toda a gente conhece e que nos consegue irritar em questão de segundos, vulgarmente designado por varejeira-comum. Quem não sabe quem são? Estes bichinhos (nas enternecedoras e agradáveis imagens que se seguem em fase larvar e adulta) conseguem detectar cadáveres com enorme rapidez, chegando ao cadáver e depositando ovos em poucas horas.




Parabéns aos que acertaram e continuem a testar os vossos conhecimentos e a mostrar feedback. Só para saberem do que estávamos a falar, aqui se seguem insectos pertencentes à família Histeridae, Darmestidae e Muscidae, respectivamente.