terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Toxicologia - Parte I

A toxicologia é um ramo da farmácia que estuda os efeitos das toxinas e venenos também chamados de xenobióticos, esses podem ter origens vegetais, animais, minerais ou até mesmo sintéticas, bem como o tratamento de intoxicações. Apresenta grande importância na Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Saúde ambiental, é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas nos sistemas vivos.

É uma ciência multidisciplinar que engloba conhecimentos de Farmacologia, Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética e Patologia entre outros. No entanto, desde a antiguidade que a toxicologia é vista como a ciência dos venenos, tendo sido bastante estudada e praticada nesse âmbito.

Na questão de determinar a toxicidade de um determinado material, é normalmente importante saber determinar a quantidade ou concentração desse material.

Algumas substâncias têm em pequenas quantidades um efeito positivo sobre o corpo e tornam-se no entanto perigosas quando em grandes concentrações.

2 comentários:

Anónimo disse...

o vosso blog é um máximo!! Continuem assim!

Henrique disse...

A faculdade mais completa para se atuar na área forense é Biologia. Sou biólogo graduado, fiz pós em DNA e pesquisas laboratoriais. Trabalhei com necrópsia, entomologia, e biopsicologia.
Prestei concurso e tirei de letra. Hoje sou perito em evidências criminais. Sou muito bem pago e realizei o sonho da minha vida.
É isso galera! É só correr atrás que dá!
Biologia é muito completo, e vc vê que não tem essa de ficar desempregado. O campo de atuação expandiu muito e o biológo está sendo uns dos profissionais mais bem respeitados!!
Dou a maior força!!