quarta-feira, 15 de abril de 2009

Resultados da Sondagem nº 10


Questão colocada:
Uma mancha de sangue encontrada no chão tem 1mm de largura e 4mm de comprimento. Qual o ângulo de incidência, que a gota faz entre o chão e a sua área de proveniência?

As respostas foram:
14 graus 2 votos (18%)
32 graus
2 votos (18%)
45 graus
3 votos (27%)
66 graus
3 votos (27%)
87 graus 1 voto (10%)

Infelizmente e para não interferir com esta nova tendência, não acertaram na resposta correcta! a resposta correcta para esta questão é 14 graus. Vamos então perceber porquê.

Tem-se vindo a falar de como o estudo dos padrões das manchas de sangue pode auxiliar na investigação de um crime. Neste estudo também é possível determinar a posição do assassino e da vítima quando ela foi atingida, para onde estava direccionada, etc. Lembram-se do Grissom ou do Dexter Morgan, a usar lasers ou fios, aquando da determinação da trajectória dos salpicos de sangue? Pois bem, estas técnicas permitem determinar a área de convergência, ou seja, a área de proveniência do sangue.

Alguns analistas usam cálculos trigonométricos para descobrir a área de convergência. Primeiro é necessário localizar cada mancha e medir o comprimento e a largura delas usando uma régua ou compasso de calibre. Em seguida, calcular o ângulo usando essa fórmula:


ângulo de impacto = sin-1 (lado oposto ou largura/hipotenusa ou comprimento)



Para que a fórmula funcione, um analista deve:

1. medir o comprimento e a largura da mancha

2. dividir a largura da mancha pelo comprimento

3. determinar o ângulo recorrendo à operação inversa do sin.


Uma gota de sangue que cai perfeitamente na vertical - formando um ângulo de 90° - formará uma mancha redonda. À medida que o ângulo de impacto diminui, o pingo fica cada vez mais longo e desenvolve uma "ponta" que indica a direcção percorrida. Porém, o seu comprimento não faz parte das medidas.


Então, aplicando os conhecimentos apresentados à questão, temos que:
comprimento: 4 mm
largura: 1 mm
ângulo de impacto ou ângulo de incidência = sin-1 (1/4), que é, apenas atendendo às unidades, 14 graus.

Boa sorte para a próxima questão!

Sem comentários: