terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Resultados da sondagem nº 2

Durante a semana passada colocámos a seguinte questão: Quais as ferramentas essenciais na mala de um criminalista?

As respostas foram:
Lupa, seringas e reagentes 8 votos (16%)
Luvas de acrílico 25 votos (52%)
Lápis, papel e fita adesiva 12 votos (25%)
Pinça e tesoura 3 votos (6%)


Desta vez, a resposta correcta não foi a mais votada. A resposta correcta é Lápis, papel e fita adesiva, pois estes é que eram os elementos mais básicos, apesar de todos os outros também fazerem parte da maleta do criminalista.


Ao chegar ao local do crime, o criminalista deve marcar imediatamente as coordenadas do local utilizando para isso lápis e papel. Paralelamente deve isolar a área usando a fita adesiva. Só posteriormente serão necessários os objectos enunciados nas outras opções.

Verificamos que 52% dos votantes escolheram a opção luvas de acrílico. O manuseamento com luvas de acrílico pode danificar os vestígios, sendo mais aconselhável o uso de luvas de látex.
Podemos dizer que desta vez os cibernautas frequentadores do nosso blog “caíram” na nossa “ratoeira”.

Não percam a próxima questão, porque nós também não!

2 comentários:

Anónimo disse...

pois luvas de acrilico estava a achar um bcd esquisito e tal, mas lá caí. achei piada foi escolherem como primeira a da lupa(criminalistas andarem ah Sherlock Holmes hehe)

uma pergunta, os criminalistas tem de andar obrigatoriamente com esses primeiros objectos na mala, ou podem leva-los no bolso e tal?(segundo os filmes e series, andam com um bloco de notas, uma caneta[que se usa normalmente no bolso]e fita adesiva nos bolsos do casaco, ate mesmo aqueles sacos plasticos com a pinça para quando encontram alguma prova)

Equipa de Investigação disse...

Caro SérgioSebastião,

Quando alguém se desloca a uma cena do crime tem que levar, obviamente, material de laboratório, de recolha de provas, reagentes, etc., que como se pode entender não cabe todo nos bolsos. Assim sendo, tem que ser colocado numa mala. Contudo, não nos parece que seja obrigatório andar sempre com uma caneta e bloco na mala. Na realidade, cabe a cada um decidir qual é o local (e quais os materiais a guardar) mais convenientes, mais práticos e também mais seguros (não vão os dados perder-se!).

Agradecemos a participação e convidámo-lo a continuar a fazê-lo.