terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Antropologia Forense- Parte I

O que é?
É a área científica que estuda as ossadas. Resulta da aplicação de conhecimentos de Antropologia às questões de direito no que diz respeito à identificação de restos cadavéricos (necroidentificação).

Através dos ossos, podemos obter dados sobre o sexo, idade, estatura do falecido e pormenores da vida que a pessoa teve (hábitos alimentares, algumas doenças, lesões, etc.)


Os achados em escavações podem ter diversas origens: cadáveres abandonados numa fase avançada de decomposição, corpos desfigurados resultados de mutilações, ou, cadáveres que possam corresponder a indivíduos vítimas de desastres em massa (acidentes de aviação, naufrágios, catástrofes naturais, etc.).

Todavia, este estudo só fica completo se se conseguirem recolher dados que em termos comparativos possam individualizar a pessoa pois só com os dados relativos ao sexo, idade, proporções corporais é praticamente impossível identificar o cadáver.

“Apesar de todos os humanos adultos terem os mesmos 206 ossos, não existem dois esqueletos iguais”.



Técnicas:
O trabalho de um antropólogo começa no local do crime e estende-se até ao laboratório. Dividindo-se parcialmente em três etapas:

  • 1ºetapa- Arqueologia forense. É feita uma escavação minuciosa do local onde se encontra o corpo.
  • 2ºetapa- Antropologia social. Consiste na recolha de informações em redor da área do crime (entrevistas às pessoas da região, consulta em arquivos municipais, eclesiásticos e militares, etc.)
  • 3ºetapa- Investigação laboratorial. Há uma aplicação de técnicas como a osteologia humana (área que se debruça sobre o estudo dos ossos que compõe o esqueleto), paleopatologia (ramo da ciência que se dedica ao estudo das doenças do passado) e tafonomia (estudo sistemático da evolução de fósseis). Pode ainda ser feita uma reconstrução facial do cadáver e superposição fotográfica.


Em Portugal
Esta área não é muito usada pois não é frequente encontrarem-se ossadas, uma vez que no passado não ocorreram grandes catástrofes, nem se verificam muitos crimes onde os corpos são escondidos ao longo dos anos.


31 comentários:

Karin :: Mamãe e Cia disse...

Gostei muito do blog e da informação aqui postada!!

parabéns!!!

Jéssica Almeida disse...

Quais os cursos que se devem fazer para ser antropologo forense? Quem faz direito pode se especializar nessa área? :)

Unknown disse...

Quem faz direito pode se especializar nessa área?

- Vitória Lourenço disse...

Sabe indicar uma boa universidade para a pós-graduação (doutorado) nessa area?

Unknown disse...

Quem cursa educação fisica pode se especializar nesta area?

Unknown disse...

eu assisto uma seriado chamado Bones é muito bom a principal personagem é o uma antropóloga forense então fiquei inspirada e curiosa ao mesmo tempo e fiquei pensando se eu fizesse 16 anos será que eu poderia fazer um curso ou algo assim?ha e gostei muito do site bem informativo bjo brigada

Anónimo disse...

eu assisto um seriado chamado bones nele ha uma antropologa forense e este é o curso q irei fazer

Anónimo disse...

sou muito fã da série bones,e adoro ver como a antropologia pode mudar o rumo de uma investigação,por isso quero ser uma antropolo ga forense.

Anónimo disse...

tenho somente 11 anos mais ja sei o meu futuro...ser uma antropologa forense nos estados unidos

Anónimo disse...

Assisto a serie Bones e mi enteressei muito por antropologia, tenho 15 anos e quero seguir essa profissão. Mas algumas pessoas mi falaram que tenho que fazer faculdade de medicina antes , verdade ?

Dany C C disse...

Neste momento tenho 15 anos e sempre desde nova quis seguir algo relacionado com ciencias, mas ainda estou muito indecisa entre atropologia forense ou investigção cientifica (especialmente criminal).
E foi essa série Bones que me deu ainda mais vontade de ser antropologa, uma pena não ser praticada em Portugal, assim acho que vou para os EUA... Agora dinheiro é que...
Mas de qualquer maneira vou para ciencias!

biel disse...

Como a Bruna disse tbm assisto o seriado bones e quero mt saber o que colegio tecnico eu faço para poder fazer ciências forences, para depois me especializar em antopologia forense será que algum de vcs poderia reponder ?

Laura crys disse...

Tenho apenas 12 anos mais amo tudo que tem aver com cientista forenses ou antropologa ou qualquer coisa assim e tenho certeza que vou ser antropologa foreses se Deus quiser!!!!!!!!!!! e parabens o blog e Otimo!beijos!

Anónimo disse...

Depois que eu começei assistir BONES eu vi a Antropologa florense Temperance Brennan eu eu realmente que descobrir o que eu queria ser de verdade. Meu sonho era fazer Historia mas agora eu quero ser antropologa Florense.

Anónimo disse...

ATENÇÃO TODOS: Curso Ciência Forenses na UNIVERSIDADE TUIUTI/ PR e fasso artigo ciêntífico na área da ANTROPOLOGIA FORENSE: OSTEOLOGIA, estou planejando um Mestrado na área de ANTROPOLOGIA FORENSE, com foco em várias áreas.

Para quem quizer perguntar algo, o e-mail segue abaixo

antropologiaforense03@gmail.com

Grato

Felipe

horrana disse...

Eu quero saber como entra nessa area ! voces pode mim ajudar por vavor

Anónimo disse...

Pra galerinha que tem interesse na area de antropologia...o negócios é o seguinte, vcs irão fazer ciencias sociais - sociologia, politica e antropologia - Concluido, partirão para uma pos ou um mestrado em antropologia forense...ok! boa sorte a todos

Anónimo disse...

sou criança tenho 9 anos assisto bones e adoro a interpretação da vida de uma antropologa orfã com o pai um assacino que arranca as tripas e queima a vitima,enfim esse não é o caso quero ser um antropologo forense então acho que consigo ter capacidade para esse trabalho comentem sobre o assunto por favor. ^.~

Anónimo disse...

sou uma criança de 10 meses e acho que não fazem a mínima ideia do que é ser antropólogos forenses...
mas de antropólogos forenses e de loucos todos vós tendes um pouco...

Baby S2 S2 S2 S2 disse...

eu adoro antropologia, mto bom...

A Poetisa disse...

Essa é uma area bem legal da antropologia.Só que eu tenho uma pergunta,ela é bem remunerada?

maria eduarda disse...

quais primeiros passos devemos dar par4a nos forma em antropologia forence3 apos a escola?

Emerson disse...

sou muito fã do seriado 'BONES' e vendo a antropologa forence fiquei muito inspirado a ser igul e vou me empenhar o maximo.
Muito obrigado peça atenção.

Fernando disse...

Boa tarde! Sou graduado em Biologia e História. Faço pesquisas em Antropologia e Paleontologia.
Faculdades que encaminham para Antropologia: História, Psicologia e Biologia.
Excelente remuneração, principalmente no exterior.
Só que não é o que aparece na televisão. Muita coisa diferente, já que ali é só fantasia pra entreter. Ficção, né?

É só estudar e dedicar a vida a isso!
Valeu!!!!

Unknown disse...

Bem, eu tenho 15 anos e uma grande paixão por antropologia Forense. Vou agora para o 10º ano e fui aconselhada a ir para "Línguas e Humanidades" com as disciplinas de História, Geografia e Latim. Gostaria de saber se fiz a escolha acertada e se no futuro, vou ter de fazer equivalência a Matemática para poder entrar na Universidade e quais são as disciplinas que vou ter. Agradecia uma resposta, obrigada!

Anónimo disse...

Pergunta para vcs que querem se especializar nisso: aguentariam ver e tocar corpos em decomposicao, putrefos e mal cheirosos? É mais dificil do que parece, pensem bem.

Catarina disse...

Eu daqui a um ano vou para o 10ºano e tambem não sei o que escolher se "linguas e humanidades" ou outra coisa. Gostava que me respondesem. Obridado

Anónimo disse...

Esse blog é show de bola, gostei muito. Na verdade eu estava procurando alguma coisa que falace sobre antropologia forense, porque eu curso direito e também porque sou fã da série bones. E pretendo me especializar nessa área, então achei esse blog e foi bem legal, achei realmente muito informativo. Agora sempre que puder vou visita-lo. Obrigado!!!

Anónimo disse...

Sabe eu ate que conseguiria lidar com o cheiro e tals , mas mesmo assim seria mt ruim , claro que cada um tem suas escolhas entao quero ser antropologa forense ... Minha idade e 10 , mas ja sei o que ser !!
' '
'
***














Anónimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eva Gina disse...

"Florense" foi ótimo kkkkkk Olha galera, os cursos de Antropologia e Ciências Sociais e Humanas em geral não dão uma boa base para depois a pessoa se especializar em Antropologia Forense (exceto Direito).

Após a graduação, a pessoa tem que entrar em mestrado e doutorado na área, e os mais favorecidos são os que cursaram Medicina, Odontologia, Enfermagem, Direito e tiveram algum envolvimento com pesquisa na área durante a graduação (bolsas de iniciação científica).

E outra: seriados como Bones e C.S.I. são muito fantasiosos, exageram um pouco, romantizam demais a profissão, é bom não se deixar seduzir pela ficção.