terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Odontologia Forense- Parte I

O que é?

É a área da medicina onde, através dos conhecimentos relativos à sua estrutura dentária, se consegue obter uma identificação dos cadáveres ou a identificação de agressores através das marcas de mordida.

Tal como os ossos, os dentes são fundamentais àidentificação médico-legal. Mas, ao contrário destes, os dentes possuem uma grande resistência (graças à sua estrutura, composição e posição- protegidos pela bochecha, lábios e língua) o e uma enorme especificidade.




Os dentes são os componentes mais resistentes do nosso organismo, sendo que, em casos de carbonização são os únicos elementos presentes úteis para análise.



É possível obter características individualizantes se forem achados no local do crime muito poucos dentes. E mesmo quando a vítima não tem dentes, ainda pode ser retirada informação útil do estudo das dentaduras e do uso do raio-X feito aos maxilares e ao crânio.



Há também uma outra forma de identificação, através de marcas de mordida, também chamadas dentadas - impressão causada pelos dentes ou por partes da boca.

É usual o uso dos dentes como arma quando uma pessoa ataca outra ou quando a vítima do ataque se tenta defender, fazendo com que seja então possível a identificação do possível atacante. É importante que os odontologistas forenses sejam procurados desde cedo, de modo a reduzir o trabalho da polícia na investigação.



Importância da Odontologia Forense:

Método seguro.

Muito útil quando se trata de um corpo carbonizado.

Grande valor da ficha odontológica.

Identificação de indivíduos




Objectivos da Odontologia Forense:

- Identificação de um humano através do registo dental (determinação do sexo, idade, raça e altura de um indivíduo);

- Análise das dentadas encontradas na vítima ou agressor, em madeira, comida ou pele;

- Apresentação das marcas de dentadas como uma prova no tribunal;

- Assistência na construção do estilo de vida e da dieta da vítima.




Ø Determinação do sexo: É a primeira coisa a reconhecer. Baseada na análise dos incisivos centrais superiores. Nos homens são mais volumosos, nas mulheres têm o diâmetro menor.

Ø Determinação da raça: Analise baseada nos molares e as suas cúspides (extremidades dos dentes).

Ø Determinação da idade: A arcada dentária é o melhor indicativo de idade. Os resultados só são precisos até aos 16 anos pois as etapas de desenvolvimento (substituição da dentição e formação de raízes) são iguais.

Ø Determinação da altura: Determina-se o arco de circunferência (dos incisivos ao canino) e através de uma fórmula, obtemos entre que valores varia a estatura da pessoa. A estatura máxima corresponde á medida do arco, a estatura mínima corresponde ao raio corda inferior.





Sem comentários: