terça-feira, 25 de novembro de 2008

Genética e Biologia Forense


O que é?
É a área científica em que através de técnicas e de conhecimentos sobre genética e biologia molecular se auxilia a justiça e se desvendam crimes. Também é conhecida por DNA Forense.


O DNA como instrumento de identificação humana pode ser utilizado em diversas situações, tais como:
  • Na identificação e vinculação de suspeitos ao crime;
  • Na distinção de crimes isolados de crimes em série;
  • Para inocentar pessoas falsamente acusadas;
  • Na identificação de restos mortais.


Em que consiste?
A actividade desta área consiste:

  • Na recolha de vestígios orgânicos encontrados no local do crime como: fragmentos de pele, pêlos e cabelos do agressor, manchas de sangue, sémen, dentes, ossos, saliva e urina (que podem ser recolhidos nos mais diversos tipos de substratos como roupas, garrafas, talheres, pontas de cigarro, selos e preservativos.
  • Na análise dos mesmos, elaborando-se relatórios para apreciação dos tribunais.

Objectivos
-
Identificação genética no âmbito da criminalística biológica.
-Identificação biológica de parentesco (casos de filiação);
-Identificação genética individual (identificação de um corpo ou fragmentos de um corpo);





Vantagens da análise forense por DNA
-Pode ser feita em qualquer fonte de material biológico.
-Sensibilidade do exame.
-Estabilidade perante aos factores ambientais devido à robustez da molécula de DNA e à sua resistência a ácidos e bases.
-Possibilidade de separar o DNA de uma célula espermática de qualquer outro DNA celular, o que acontece nos casos de violação onde há presença de sémen e outros líquidos corporais.

Factos históricos:
A Genética e Biologia Forense nasce quando se começam a realizar testes de paternidade em visa de apoiar a justiça.
-Em 1980 descobrem-se regiões do DNA, capazes de individualizar uma pessoa.
-Depois da descoberta dos grupos sanguíneos, este factor foi utilizado em exames de paternidade. (exemplo: um pai O não poderia ter um filho AB)
-Em 1984,na Inglaterra, o médico Alec Jeffreys, elaborou um método de identificar as pessoas por meio de fragmentos do seu material genético.
-Em 1985, no Reino Unido, foi pela primeira vez efectuada a análise do DNA com aplicação médico -legal.
-Em 1988 o FBI realiza casos através do DNA.
-Na década de 90,houve uma grande a evolução tecnológica e científica que levou à popularização da técnica da PCR e um desenvolvimento de técnicas cada vez mais sensíveis, capazes de identificar a origem de amostras biológicas com pouco DNA.

Dentro de poucos anos, os cientistas esperam obter a partir do material genético dados sobre a aparência de um suspeito que permitam montar um retrato fiel.

Em Portugal:
Devido aos avanços científicos, esta área tem-se desenvolvido bastante em todo o mundo. Em Portugal há inúmeros laboratórios que realizam testes de paternidade, exames de identificação genética, etc.

2 comentários:

Anónimo disse...

A faculdade mais completa para se atuar na área forense é Biologia. Sou biólogo graduado, fiz pós em DNA e pesquisas laboratoriais. Trabalhei com necrópsia, entomologia, e biopsicologia.
Prestei concurso e tirei de letra. Hoje sou perito em evidências criminais. Sou muito bem pago e realizei o sonho da minha vida.
É isso galera! É só correr atrás que dá!
Biologia é muito completo, e vc vê que não tem essa de ficar desempregado. O campo de atuação expandiu muito e o biológo está sendo uns dos profissionais mais bem respeitados!!
Dou a maior força!!

Julio Fadoni disse...

Anônimo, gostaria de trocar algumas ideias com você quanto a ciência forense, se você ver meu cometário, gostaria que me adicionasse no facebook ou me enviasse um email juliocesar_fadoni@hotmail.com

Obrigado.