terça-feira, 3 de março de 2009

Balística Parte I

A Balística Forense é uma disciplina integrante da Criminalística, que estuda as armas de fogo, sua munição e os efeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relação com infracções penais, visando esclarecer e provar sua ocorrência. A Balística Forense pode identificar as armas de fogo de duas maneiras:
Directa
- quando a identificação é feita na própria arma, levando-se em conta os chamados "dados de qualificação", representados pelo conjunto de caracteres físicos constantes de seus registos e documentos, como tipo da arma, calibre, número de série, fabricante, escudos e brasões, entre outros.
Indirecta
- quando feita através de estudo comparativo de características deixadas pela arma nos elementos de sua munição. Na identificação indirecta, usam-se métodos comparativos, macro e microscópicos nas deformações verificadas nos elementos da munição da arma questionada ou suspeita. Entre eles o mais importante é o projéctil, quando se trata de arma de fogo raiada, que ao passar pelo cano inevitavelmente deixa-se gravar de "impressões de cheios" e de "raias", sob a forma de cavados e ressaltos, os quais produzirão micro deformações no projéctil, conhecidas como "estrias". Desse modo, tais micro deformações, pelo fato de não se reproduzirem jamais em dois ou mais canos diferentes, ainda que fabricados pelo mesmo fabricante e trabalhados pela mesma broca, contribuem com segurança à identificação individual da arma que deflagrou o projéctil, sendo uma verdadeira "impressão digital" da arma. As armas de fogo são classificadas:
-De acordo com suas dimensões - portáteis, semi-portáteis e não portáteis;
-Quanto ao modo de carregar - ante carga (carregadas pela boca) e de retro carga (munição colocada no carregador, vulgarmente chamado "pente", no tambor ou na parte posterior do cano).
-Quanto ao modo de percussão - pederneira, espoleta existente no ouvido ou por espoleta encontrada no estojo.
-Quanto ao calibre :
a) Nas armas raiadas (com saliências encontradas na face interna do cano que imprimem um movimento de rotação ao projéctil, dando-lhe uma trajectória estável) o calibre é dado em milímetros e em centésimos ou milésimos de polegada (38 polegadas ou 9 milímetros). Os americanos preferem em centésimos de polegada, os franceses em milímetros e os ingleses em milésimos de polegada. O calibre é tomado exactamente nas raias dentro da boca do cano.
b) Nas armas de cano liso como, por exemplo,
nas armas de caça, o calibre é calculado em peso. Uma arma será calibre 36 se sua carga constar de 36 projécteis iguais pesando juntas uma libra.

Sem comentários: