terça-feira, 31 de março de 2009

Análise de padrões de manchas de sangue

É comum ouvir dizer que as amostras sanguíneas são usadas para identificar uma pessoa por meio do DNA. Porém, o próprio sangue pode determinar vários aspectos significativos relativos à dinâmica do crime, de acordo com o lugar onde ele cai, a maneira como cai, a consistência, o tamanho e o formato das gotas ou pingos de sangue.

A análise leva tempo e é apenas uma peça do puzzle que os investigadores reconstroem na investigação de um crime. Depois de uma investigação rigorosa, as manchas de sangue podem dar informações importantes tais como:


  • tipo e velocidade da arma
  • número de golpes
  • destreza manual do agressor
  • posição e movimentos da vítima e do agressor durante e depois do ataque
  • quais os ferimentos foram causados primeiro
  • tipos de ferimentos
  • há quanto tempo o crime foi cometido
  • se a morte foi imediata ou se aconteceu depois de algum tempo.

Que fazer quando o sangue não se encontra visível ?
Há casos em que o sangue não é visível, seja pelas condições do ambiente ou pela tentativa de encobrir os vestígios, sendo portanto necessário a confirmação de um teste para afirmar se estamos mesmo a contactar com uma amostra de sangue ou não e o recurso a substâncias que manifestem as amostras, pois por vezes estas podem ter sido tentativa de encobrimento. Uma das substâncias mais utilizadas é o luminol.


As manchas podem ajudar a recriar um crime por causa da maneira como o sangue se comporta; deixa o corpo como um líquido que segue as leis do movimento e da gravidade e movimenta-se em gotas esféricas por causa da tensão superficial. As moléculas do sangue são muito coesas, ou seja, atraem-se umas às outras, apertando-se até ficarem de um formato com a menor área possível. Essas gotas comportam-se de maneira previsível quando caem sobre uma superfície ou quando uma força age sobre elas.



Análise por procuração

Em alguns casos, o analista de manchas de sangue não consegue estar presente na cena do crime. Então, são necessárias fotos de longa e média distâncias e close-up de cada mancha, usando a indicação de uma escala. O técnico também precisa de se certificar de anotar a direcção da marca em relação aos outros elementos da área, tais como móveis. Mais tarde, o especialista vê todas as fotografias para tirar as conclusões. Se fotos adequadas não forem tiradas, a análise não pode ser feita.

1 comentário:

Rafaela disse...

Legal essa postagem teve coisa que eu não ententedi a mais tudo bem só tenho 13 anos e pretendo me cursa faculdade de ciências forenses e antropologia então já de agora estou procurando me enforma logo, seu site e interessante e mt legal