terça-feira, 17 de março de 2009

Documentoscopia: a ciência de desvendar fraudes

As fraudes, roubos de identidade e falsificações são crimes ainda recorrentes na nossa sociedade. A documentoscopia forense é a ciência que estuda, analisa e identifica os diversos tipos de falsificações e adulterações. Em resumo,
documentoscopia é uma ciência que visa apurar a autenticidade ou autoria não só de documentos, tal como o nome nos levaria a pensar, mas também moedas, selos, cartões de crédito, cheques, contratos, procurações, certidões de nascimento e óbito, entres outros, e até fitas de vídeo ou de áudio, quadros ou pinturas.





Normalmente numa falsificação são utilizados objectos que são facilmente encontrados em casa ou em estabelecimentos comerciais comuns, tais como cola, lixas de unhas, agulhas, produtos químicos normais. Porém, em casos de contrafacção, os equipamentos e técnicas utilizadas serão sempre os mais modernos possíveis porque a contrafacção consiste em replicar um documento ou até mesmo um objecto da maneira mais semelhante com o original.


Como os equipamentos utilizados nas fraudes são os mais modernos possíveis, os equipamentos periciais também têm de acompanhar este desenvolvimento tecnológico. Num laboratório, temos portanto: equipamentos de iluminação compostos por luzes ultra-violeta e infra-vermelhos, documentoscópios, câmaras de alta resolução, microscópios estereoscópicos, negatoscópios, aparelhos de medição de peso e espessura, ampliadores ópticos, reagentes químicos, etc.




Sem comentários: