terça-feira, 24 de março de 2009

Documentoscopia - parte II

O perito em documentoscopia forense necessita, além dos equipamentos, de enorme conhecimento, particularmente dos dispositivos gráficos de segurança como microletras, fundos numismáticos, rosáceas e imagens latentes, etc. e também de tintas especiais, sem contar com a notória noção das fases de produção gráfica e fotografia, devendo estar sempre atento a novas técnicas de falsificações.
Deverá também ter uma percepção fora do comum e uma capacidade de observar detalhes que normalmente escapam ao olho comum, detectando a fraude por menor e mais bem-feita que seja, mesmo que somente uma letra ou um pequeno número tenha sido adulterado.



(em cima, o verso de uma nota de 10 euros, exposto a ultravioletas e a filtro; em baixo, uma tentativa de fraude.)

A documentoscopia divide-se em vários segmentos:

• Grafotécnica
Intervenções para determinar a ocorrência de adulterações de documentos escritos, análises de anterioridade de escrita em documentos, etc.

• Mecanográfica e Informacionais
Perícias para apuramento de falsificação de objectos mecanográficos, falsificações em impressões a laser e jacto de tinta.

• Papéis de Segurança
Perícias para identificar adulterações em papéis moeda, adulterações de documentos de segurança, adulterações de travellers-checks, adulterações de selos fiscais.

Sem comentários: